terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A química do Gudang Garam



O cigarro de cravo, conhecido como kretek foi criado no fim do século XIX ao mistura-se folhas de tabaco e cravo. Seu principal objetivo eram os efeitos medicinais dessa mistura, mas hoje é vendido como um cigarro comum.
As principais marcas são: Bentoel, Djarum, Gudang Garam, Jakarta, Sampoerna, Dji Sam Soe e WismilakTerong.

Sendo que o Gudang Garan é a maior fabricante de cigarros da Indonésia e utilizam uma mistura de diferentes tipos de tabaco, folhas, ervas, e substâncias aromáticas.
É tão popular em Niterói tais cigarros que chega ser alvo de piadas como essas que estão na Desciclopédia.

“Niterói é povoado majoritariamente por índios metidos a cariocas e pseudo-meliantes fumadores de Gudang Garam.”
“Os nativos de Niterói, passam o dia na praia, fumando um cigarro de cravo chamado Gudang Garam e se alimentam de italiano, um salgado assado de massa enrolada com presunto e queijo.”

Riscos para saúde

Segundo dados do CDC, fumar Gudang Garam aumenta o risco de ferimento agudo no pulmão, especialmente entre indivíduos suscetíveis, seja com asma seja com infecções respiratórias. Os dados do CDC foram comprovados pela Conprev, que mediu por Gudang, em média, 3 vezes mais alcatrão, nicotina e monóxido de carbono que em cigarros comuns.

Além dos riscos maiores que de um cigarro comum, o Eugenol é um anestésico que pode produzir tonturas e até mesmo paralisia respiratória, dependendo da sensibilidade do indivíduo.
O Eugenol é um óleo essencial que confere ao cravo seu aroma. Cravos de boa qualidade contém até 15% dessa substância. Seu nome de acordo com a IUPAC é: 4-Alil-2-Metoxifenol, e sua estrutura química é:


Ele é usado como anestésico tópico por alguns dentistas, e misturando o metileugenol com uma amina, temos o 3,4 dimetoxianfetamina, ou 3,4-DMA que é uma droga muito consumida nas raves americanas.

Na Indonésia os estudos mostraram que os fumantes regulares têm de 13 a 20 vezes o risco de uma função anormal do pulmão comparados com os não fumantes.

Alguns efeitos perigosos dos cigarros de cravo-da-índia:

• Fumar eugenol através dos cigarros pode deixar a garganta dormente e danificar os reflexos da faringe/laringe.
• O efeito anestésico pode fazer com que alimentos ou líquidos entrem pelas vias erradas.
• Infecções do pulmão já que os cigarros de cravo-da-índia são inalados e exalados após um período longo.
• Reações alérgicas.
• Doenças respiratórias.

Conseqüências para ao jovens


“Kreteks são mais consumidos alternativamente por pessoas abaixo dos 30 anos, por serem considerados seguros, exóticos e até “maneiros”, e diferentes dos cigarros regulares, de acordo com estudos.
No Brasil, o consumo vem crescendo entre os adolescentes, que também acreditam que tais produtos “naturais” não façam mal à saúde. Nos EUA, em pesquisa realizada de setembro a outubro de 1999, foi apurado que 12,8% dos estudantes de 5ª à 8ª séries e 34,8% do ensino médio usam algum tipo de produto de tabaco (dentre eles os kreteks). No Brasil, em 12 capitais brasileiras, em 2002/2003, um estudo entre escolares e mostrou uma taxa de experimentação de 36 a 58% no sexo masculino e de 31 a 55% no sexo feminino.”

Gudang Garam e a maconha...

Há boatos de que o Gudang Garam possua cerca de 7% de maconha, mas não foi apresentado, em pesquisas, a presença do THC ( Tetra hidro canabiol) que é o principio ativo da maconha. O efeito de ligeira queda de pressão e diminuição da ansiedade vem do nível elevado da nicotina.

Fontes: http://www.qmc.ufsc.br/organica/exp10/eugenol.html
http://chapado.wordpress.com/2008/03/15/cigarros-de-bali-sao-naturais-nao-e/

Quem quiser ler o principal artigo sobre o assunto, o link é

http://www.pubmedcentral.nih.gov/pagerender.fcgi?artid=1026937&pageindex=1#page

127 comentários:

Unknown disse...

mto bom, eu sabia q ele era 3x "mais forte" q um cigarro normal
mas reza a lenda q ele tem cerca de 3% de maconha em sua composição...
otimo post parabéns roberto
abraço!

Anderson disse...

Dalmo meu garoto, você é um dos meus motivos de orgulho, é um profissional admirável e acredito que será um excelente professor! Acompanho sempre suas postagens e sinto-me muito honrado de ter contribuido com parte de sua formação!
Parabéns meu amigo!
Prof. Anderson.

Anônimo disse...

Ola Roberto!
cara, eu gostária de saber se essa informação sobre a não utilização de THC na confecção do Gudam confere.
pois eu tive que realizar um toxicológico, e, num período anterior de pouco mais de um mês eu fiz uso desse tipo de cigarro.
desde de já lhe agradeço
meu e-mail é: erickmmoraes@hotmail.com

ah! parabéns pelo blog

Simone Atlante disse...

Porque então que o filtro do Gudang não fica marrom como o dos cigarros comuns ? Não fica se quer amarelo, e já que possui 3x mais nicotina...deveria, não ?!?
Aguado a resposta, obrigada...

simone_atlante@hotmail.com

Unknown disse...

Olá meu amigo.
Estou na mesma situação do Erick, e queria saber se vc pode me ajudar.
Vou fazer um exame toxicológico d larga janela d detecção, e fumei gudang garam a pouco tempo, gostaria d saber se possível constar alguma substância ilícita no resultado do meu teste, obrigado.
Meu e-mail: angelodigreco@yahoo.com.br

seila disse...

llanego to na mesma duvida do angel....manda pra mim c puder...
allanwiegand@hotmail.com

Tafarel2309 disse...

pra mim também nego dtg002@hotmail.com

CONDY disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CONDY disse...

Fala ae pessoal!
Fumo Gudan a mais de 7 anos...Comecei c/ 01 só pra experimentar e atualmente estava fumando um maço por dia.Percebi diversas alterações no meu metabolismo; e por isso estou tentando parar!Hj estou completando 05 dias de abstinencia.Parece pouco , mas pra kem não conseguia ficar 01 hr s/ fumar...Desejo a Todos boa sorte e um alerta :
No começo ele é atrativo e ingenuo ,no fim Tortuoso e Letal ...Pense nisso !

E-Conexão disse...

EU fumo garan desde dos 15 anos hoje tenho 20... aqui em niterói é só garan papo que estabelecimentos com bares joranalheiros 90% vende garan aqui!

playboy disse...

essa porra eh muito loka.... eu e meus dois esperimentamos e no so ten 7% de maconha nao pode ter certeza deve der ums 20% de MA.
fiquei doidao a noite toda....
";.;"

Unknown disse...

Ah galera, vamos deixar de ser desinformados vai. Se houvesse alguma porcentagem de THC na composição, ele não poderia ser comerciado livremente. E comentários de pessoas como o playboy aqui em cima me dão nojo. Se você nunca fumou cannabis antes não tenta pagar sapo de quem sabe do que está falando, que fica feio pra ti. Devia haver uma idade minima pra se usar a Internet... É cada um... E vou aproveitar e responder a perguntas de todos. Não, voces nao mostrarao positivo para nada em um examo toxicologico, já que não há nenhuma substancia ilícita contida nesse produto.

malungo disse...

essa conversa de nao sei quantos porcento de maconha e' absurda.

basta imaginar um cigarro de gudang (100%) e pega so' 3% dele, como se fosse um baseado, com maconha. agora fuma... nunca vai dar nada!!! 3% de um cigarro e' irrelevante... se fosse 3% de skank ate' vai...

Unknown disse...

bom blog man, eu fumo gudang do marron, o mais forte tem uns 6 anos fumo todos os dias, e hj em dia tow com uma tosse q nunca vai embora, queria saber se um cigarro de gudang equivale a quantos do normal ??

aguardo resposta man

muito obrigado !

TheLordCanario disse...

eu parei de fumar esse cigarro mais queira saber se quem parou a muito tempo pode ter a mesma disposição de
quando nunca fumou? abraçoo

Roberto Dalmo disse...

Realmente esse é o post mais comentado de todos... é legal porque há muitas dúvidas e questões (algumas um tanto quanto mitológicas).

A grande questão é que não tenho formação na área de saúde, e não me sinto confortavel para responder algumas perguntas como as do Lukas, sobre o fôlego de fumantes. Quanto à questão do ficar amarelo eu nunca tinha reparado. Acredito que o amarelo é devido iodo, talvez no cigarro de outros fabricantes há alguma substância com iodo que o gudang não tem.
Realmente não acredito que gudang tenha maconha 7% hoje em dia é bem capaz de que aqueles malandrinhos que compram bagulho do morro fumem maconha à 7% misturada com milhoes de outras substâncias que os traficantes usam.
E quanto à questão do exame toxicológico eu não acredita que tenha problema uma vez que não acredito na existencia do THC nos cigarros, mas se existe mesmo eu acho que em 1 mes isso não deve pegar no sangue de ninguem.

Não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas.

Critiquem e perguntem, descubram. Quem puder contribuir com respostas mais concretas fique a vontade!

abraços Roberto Dalmo

Luiz Bruno disse...

Olá, senhoras e senhores. Sou apreciador de Gudang há uns quase 10 anos. Aprecio por volta de 10 unidades ao dia. Percebi mesmo que a capacidade pulmonar diminui, porém devemos contar que indivíduos não atletas tendem a ter tal diminuição naturalmente a partir de determinado ponto de sua vida. Não que eu justifique a diminuição natural, é óbvio que produtos fumógenos favorecem tais problemas pulmonares. E respondendo ao tópico anterior: Sim o filtro fica amarelado. A observação é feita a partir de cigarros gudang MENTOL cujo feltro é mais claro que o vermelho regular de cravos.
Estou enfrentando uma busca por Gudang vermelho na Zona Leste de São Paulo. O que dizem é que está em falta no mercado. Por este motivo tive que usar o verde e o preto.
Espero ter contribuído e parabéns ao Dalmo pelas explicações.
Por fim, obviamente o tabagismo é prejudicial, mas como tudo que dá prazer faz mal, é um risco opcional e a personalidade deve ser respeitada, ok? Abraços. Prof. Bruno.

Unknown disse...

Ola pessoal!
Também tenho procurado Gudang Garam o vermelho,em curitiba esta em falta!!

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar pela ótima matéria. Realmente, sanou muitas dúvidas.

Para registrar sobre a falta do Gudang Garam no mercado, também estou enfrentando dificuldade na região de Florianópolis / São José - SC.

Unknown disse...

Quem ta perguntando se tem maconha no Gudam só digo uma coisa, na Indonesia a pena pra quem é pego mesmo com 1 grama de maconha é a morte, alguem acha que poderia ter maconha em um cigarro pelos indonesios?? Acho que não.

Unknown disse...

Realmente, o Gudang está em falta no mercado brasileiro. Todos os jornaleiros e ambulantes dizem a mesma coisa, que os containers estão retidos pela polícia. A Anvisa está estudando a proibição destes cigarros. Se voces perceberem, nao existe nenhum selo de qualidade ou coisa do tipo em seus maços. Eu fumo Gudang a mais de 5 anos pois nao consigo fumar cigarros comuns. Acho todos muito ruins e ja tentei mudar para outros como LA, Dharma, Bali Hai, Black, Sampoerna, mas nao dá, são todos parecidos com cigarro comum e enjoativos. Sobre o filtro ficar amarelo, é claro que isto acontece. Fica tao amarelado quanto o de um cigarro comum, ainda mais com cravo no meio. Sem falar na parte de dentro dos dentes, que ficam iguais ao de um fumante comum. Estou aproveitando esta falta no mercado para voltar a correr e esquecer desse vicio. Mas que é um otimo cigarrinho, isso é. Nao sou de Niteroi mas entendo o porque de todos la fumarem Gudang. E o cheiro da fumaça é muito melhor que o de um cigarro comum. Otimo post!!!

Hildo disse...

Estou muito preucupado onde eu moro ñ tem mais o gudang a venda estao dizendo que um carregamento foi detido na fronteira ai esta acabando com o estoke no brasil aki em Gov Celso Ramos Santa Catarina SC

Unknown disse...

Bem pessoal, confesso ter lido acima muitas besteiras, principalmente com relação ao % de THC.
Primeira coisa gudang é gudang. Por favor não chamem meu Amado Canelado de cigarro... como assim cigarro?
O Gudang é um ativador dos chacras, um passaporte espiritual, provedor de parcimônia, relaxamento e contato imediato com forças superiores.
Artisticamente já foi insumo intelectual de Mcs cariocas ((ex: Tem Gudang de menta? Não! Não! Soca nela! Não! Não! Soca nela!).
Uma das vezes em que fui para Bali, vi Padang Padang quebrar tubos perfeitos, mesmo assim, me mantive na areia venerando a Geová e desferindo meu Canelado. Mais tarde, fui a uma sessão de Banana Massage.
Está muito complicado de manter meu equilíbrio corporal magnético após esta seca atual. Acontece que a PF fechou o cerco da principal porta de entrada de nossa iguaria, a Uruguaiana S/A.
Dependendo da normalização da circulação deste bem mundial aqui no Brasil, decidirei entre viver aqui ou em Bali.
Do que adianta um corpo sem alma?

Abs

Babi disse...

Aos que moram em Floripa encontrei um lugar que tinha gudan até hoje...Por que acabou! mesmo a carteira custando R$ 40,00. O local é um quiosque no Terminal Urbano na Plataforma C.
Abraços

Unknown disse...

Cara.. Sou de Floripa e realmente SUMIU do mapa! O gudang vem do Paraguai e tenho amigos que viajam para lá sempre, ano passado eu comprava deles por 4 reais a carteira, agora a ultima vez que encontrei era 20 reais. Procurei por muitos lugares, nao encontrei e também prefiro para de fumar a pagar R$ 40,00 numa carteira de gudang.

Abraços

Unknown disse...

olá galera, sou aki de sampa mais exato da zona norte, fumo gudang a mais de 10 anos, e como todos vcs naum encontro mais em lugar algum.... sou um grande viciado nesse kretek, se alguem ainda está encontrando esse "cravinho" pelo amor de DEUS me avise.....valeu zoioezoio@gmail.com

rottoboni disse...

Belo Post, Parabéns!!! pena que realmente ele sumiu do mercado, aqui em SP-Capital eu comprava de 4 fornecedores, mais infelizmente nenhum deles mais tem, já rodei a cidade de ponta cabeça e sempre é a mesma resposta.... está em falta :) ah eu fumo Gudan de cravo a mais de 10 anos já tentei também provar outros sem sucesso....Espero que isso se normalize logo, porinquanto estou me enganando com o Gudan de Menta, abraços

vivi topeira disse...

meu que pena que o cigarrinho não possui maconha ativa...
meu queria fiajar com esse cigarro meu ,,espera lerr e ver que tinha maconha ai ..
ai que nu,,,

Thiago Quintella de Mattos disse...

Excelente artigo. No estado do Rio também sumiu o Gudang e os que ainda têm algum no estoque vendem com ágio.

Unknown disse...

Pessoal moro em Curitiba tambem esta dificil achar, o unico que tem disponivel e o com 12 cigarros, porem logo ira acabar no mercado, pois a importadora La Serrana que trazia o cigarro da Indonesia para o Paraguay esta com problemas financeiros e com a alfandega, por isso não estão conseguindo retirar o produto da indonesia...para quem não consegue ficar sem fumar um prazeroso gudang de cravo a dica é conseguir com alguem dos EUA, porem o custo deste vicio é muito caro.

Unknown disse...

Não há mais Gudang Garam para vender em São Paulo. Já procurei e não encontro mais, nem na Paulista, nem Vila Mada, nem Perdizes, nem ZN, nem V. Mariana, Higienópolis. Só existem alguns locais que vendem o Gudang de canela ainda (que particularmente não gosto..)

Segundo me falaram, a importadora não pagava impostos (por isso eles ficavam meio escondidinhos nas bancas que os vendiam e não continham imagens com as advertências do ministério da saúde, como os demais cigarros). Parece-me que a Philips Morris comprou o Sampoerna e pediu a proibição de seu maior "concorrente", o Gudang (o que foi fácil, já que eles nunca pagaram impostos, pelo menos, durante seus últimos 15 anos de permanência no Brasil.)
Por isso, estamos padecendo do "alimento" de nossos vícios...

Bem, se alguém souber de algum remanescente de Gudang Garan ou cravo ou menta em SP, capital, por favor avise, ok?!

Ou, por favor me digam, existe algum outro cigarro similar (de verdade!... pois os outros de cravo paracem-se bem menos com o Gudang vermelho que o próprio Gudang Verde que é de menta).

Enfim, se alguém puder ajudar, agradeço imensamente!

Abraços

Unknown disse...

quando eu soube que ia acabar fui e comprei um dois fardos, dai naquela boa vontade e tal vendi pra um e pra outro.
acabei ficando sem, esse final de semana que passou ainda achei em um buteco aqui em floripa o velinho tinha 3 carteiras comprei a 15 reais cada...
ainda tenho duas haha!
um outro amigo meu comprou 6 carteiras a 20! mas não sei aaonde no centro...
FLORIPA!

raposas miseraveis disse...

SOU DE PRAIA GRANDE SP ,TAMBEM SUMIU ,NAO TEM EM SANTOS ,SAO VICENTE , GUARUJA ,TEM UMA SORVETERIA EM BERTIOGA QUE TEM ALGUNS MAS O TIOZINHO DESCOBRIU A FALTA E TA VENDENDO A R$35 TA OSSO.

Dj Crazy de niterói disse...

pow aqui em Niteroi, tinha acabado, ñ tinha em lugar nenhum, mas agora já está voltando, já da pra achar em varios lugares.

Unknown disse...

Pessoal, como todas sabem está em falta, mas agora começou a surgir aqui em SP-Capital o gudan vermelho com a imagem sobre advertencia a saúde escrita em espanhol. Comprei, e ele não tem o gosto do gudan e nem dá mais aquela tontura de leve. Estou desconfiado que seja falsificado, tomem cuidado, pois se o gudan autentico já é mais forta, imagina o falsificado!!!...Acho que essa é a chance de largar de vez o gudan, pq cigarro comum não rola!!!

Rodrigo disse...

Pessoal, ainda consigo um pouco do vermelho (sou consumidor, não vendedor), mas gosto do verde. Alguém tá achando? Rodrigo sordigao@hotmail.com

leo patoroco disse...

Eu to sabendo que o gudang tem 3% de maconha + na vardade sao 7% ta bom eu so fumava 100% vlw um abraço

tupac disse...

Sou de niterói também,pow compro direto aqui eu e o pessoal,porra agente compra perto das barcas na banca da direita em frente ao sinal por 8 REAIS,e nas outras bancas por 15,vai a dica aí pra quem quer ; )

Guilherme Nantes disse...

Aqui em Campo Grande-Ms o Gudang esta muito barato R$7,50 em tabacarias e postos.

Muito Boa a quimica do gundang.Brisa demais! =p


kevin.machado@hotmail.com

Diogo Morais disse...

Esses dados relativos aos cigarros indianos provalmente ajudará muitas pessoas a escolherem o caminho certo,aposto que muitas pessoas irão refletir e concerteza irão fumar menos cigarros de cravo...

Muitoo interessante principalmente para os mais jovens !

Gustavo Cury disse...

HAHA ' eu fumo gudang há 2 anos e realmente está difícil de encontrá - lo.
E quem sabe onde vende sabiamente não revela o segredo kkkkk
Brincadeira, Fieis usuarios de gudang da zona sul de sp, forneço gudang 7088 - 5751.
Para quem for de longe envio via sedex, o pagamento é feito via deposito bancario.
O gudang que possuo é de cor vermelha, e tenho que buscar na Venezuela pois no Brasil está em falta
Att, Gustavo Cury

Rafael Soares disse...

Primeiro parabéns pelo post...muito bom !!
Agora, só para acabar de vez com minha dúvida, que também sou fumante do GUDANG, alguém que fumou no período de 30 dias, ou mais ou menos, fez o teste toxicológico ???
Qual o resultado ??
Grande abraço.

blog news disse...

me chamo raphael shuaysteigur, fumo essa porra o dia todo e muito loko eu recomendava pessoal muito gostoso. vale a pena experimentar. vlw

blog news disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

PODERIAM ME RESPONDER SE O GUDAN GARAN INFLUENCIA, O FATO DE TER VARIZES. BOM TENHO 36 ANOS E FUMO DESDE OS 18 ANOS. UM ABRAÇO. GUILHERME "SANTOS" SP...

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER, SE O USO DE GUDANG GARAN, TRAZ ALGUM PROBLEMA PARA QUEM TEM PROBLEMA VASCULAR. FUMO A 18 ANOS... GUILHERME "SANTOS" SP...

Unknown disse...

Gudang Garam é dos cigarros mais populares da Indonésia, bem como de outras marcas como Djarum preto e Biru Bentoel. A maioria dos meus firends do Brasil comprou cigarros Gudang Garam, enquanto eles estavam em Bali. Agora todo mundo pode comprá-lo online at balicigarettes(dot)com

Alan disse...

Acabei de comprar 2 Gudam a R$ 1 cada, aqui em Canoa Quebrada-CE, não sou viciado, fumei só pq tava afim, aí botei no google e achei essa página, muito legal... confesso que pra mim que raramente fumo, bateu uma tontura. Aqui no Nordeste é comum encontrar o cigarrinho com o vendedor de bala, chiclete, em festas de rua, ou na porta de casas de show.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Em Santos tem sim, o maior porto do Brasil onde passa muita coisa que não deve...No Centro é encontrado a 4 reais e em postos de gasolina (conveniência)a 12 reais o maço. Mais fácil encontrar aqui justamente por causa do número de trabalhadores estrangeiros que vêm nos navios do que em SP. EU particularmente usei 2 avulsos (1 que ganhei e outro que comprei nesse posto a 3 reais - não quis comprar o maço porque não curto cigarro, só cachimbo e charuto...)e não espero usar de novo.

GusWWE$Contest disse...

Selo de qualidade pode ser uma das causas pra a falta do Gudam no mercado não só ele mas como outras marcas que são detidas por esse motivo,Palermo, Eight entre outras que não tem selo de qualidade e nem comercial do ministerio da saude

Unknown disse...

Prezados, perdoem se a pergunta é de um absoluto leigo:

Dá pra confundir o cheiro desse Gudang Garam com o da maconha?

Sojaburguer disse...

parabens,

quero parar de fumar isso... fumava uma carteira em uma semana, agora uma a cada 2 dias...

foi a primeira vez q parei pra pensar nisso.

jovenilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taj mahal disse...

to querendo parar!!! de fumar gudang!!! . Bem é dificil gente confesso ainda mais para quem curte uma noite e balada e ja experimentou esse cigarro Garam viciante vc fuma um depois vc percebe que ele faz parte de vc principalmente se vc bebe ou é ansioso agora eu estou parando com força fé e foco Adeus Garam antes que ele de Adeus a min!

Unknown disse...

Socorrooooooooo! Sou de Santos-SP, fumo exclusivamente e regularmente GUDANG de cravo há 07 anos e está muito difícil encontrar um com o gosto e o aroma costumeiro, agradável!!!! Já rodei a maioria dos estabelecimentos comerciais das cidades vizinhas comprando cigarros avulsos, experimentando e jogando fora. Confesso que estou cansada desses altos e baixos do meu querido Gudang. Quando não está em falta e custando os olhos da cara, vira e mexe aparece uma leva podre no mercado! Muito triste isto viu... :-/, tenho considerado parar de fumar de vez!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom o argumento do autor do blog, poderia complementar como as pessoas podem parar de fumar esse cigarrinho gostosinho. Mas nada de terror psicológico como colocam nas caixas dos cigarros comuns,poderia colocar do tipo, quando sentir vontade mastigue um chiclete, fume ele apagado etc...

Lord William disse...

Anderson Rodrigues, não, o cheiro da Maconha é muito mais forte que o do Gudang. É um cheiro bem característico que dá para sentir a uma boa distância.

Pessoal, eu compro Gudang Garam a dez reais em uma banca de jormal na Av. Paulista, quase esquina com a Joaquim Eugênio de Lima. De frente ao prédio da Impacta (onde tem uma Drogasil embaixo).

Para quem vai pra Praia Grande, você pode encontrar no Quiosque 78 também a R$10,00. Mais pra frente tem um quiosque que vende a 20.

Na banca que tem na avenida em frente à pracinha da Liberdade, ao lado do ponto de ônibus, também vende, só que a 15 reais.

Saindo do metrô Faria Lima, pegando a Av. Brig. Faria Lima sentido Rebouças, na terceira banca da calçada da direita também vende Gudang, mas não lembro o preço.

Espero ter ajudado. Abraços!

Anônimo disse...

Nellus

Retirando a duvida sobre os exames toxicológicos, NÃO ira constar nenhuma substancia como THC, ou similar, o que vai aparecer é o EUGENOL que por sinal só para fumantes como eu que fuma uma carteira de Gudang Garam por dia.
quanto a coloração, é correto afirmar que no Gudang Garam não exista IODO como nós outros, pois se tive-se IODO eu já teria morrido, sou alérgico a IODO.
a combinação de cravo, e ervas aromáticas realmente deixa o individuo tonto, mas apenas nos primeiros cigarros, como sou acostumado ao GUdang isso ja não me acontece mais, e eu fumo Gudang a 23 anos. Incrivelmente não tenho pigarro, não tenho falta de folego, não tenho perda de concentração (devido a inanição), o que sei é que Gudang é mais forte que cigarros normais, e quanto ao nível
de nicotina é perceptível que é um tanto quanto maior, mas não sei se pela combinação, faz com que não perceba a substancia, para quem vai fazer exame toxicológicos para concurso é bom salientar que fuma Gudang Garam, pois o Eugenol pode ser propicio a uma desclassificação do candidato, para fumantes, 30 dias você já estará intacto, o negocio é parar por 30 dias.
Para finalizar, aqui algumas informações complementares

Em sua composição encontram-se aproximadamente 1/3 de cravos picados e 2/3 de tabaco comum. Dados do CENTER OF DISEASE CONTROL (1999), eugenol óleo responsável pelo cheiro característico do cigarro.

Unknown disse...

Depois de fumar 5 anos praticamente um por dia, vc vai perceber o merda que cê fez, vc não aguenta subir uma escada, não sente mais sabores dos alimentos, vc vive ancioso, seu coração vive disparando, seu corpo todo coçando, enfim CÂNCER. Mas não se preocupem, vc fuma até não perceber que não tem mais jeito. Hoje tô morrendo.

Unknown disse...

olá roberto
meu amigo por favor,me ajude tenho q fazer um exame toxicológico. muitas pessoas falam q o garam contém maconha outras dizem q não vc melhor do que ninguém pra me ajuda.
desde já lhe agradeço.
parabéns pelo blog
meu e mail é marcelinhopmpo@yahoo.com.br

Unknown disse...

Lógico Que Como Todo Cigarro o Gudang Não Deixa de Ser Prejudicial a Saúde, Mas também Acho Um erro as Pessoas Ficarem doentes e Colocarem a culpa No cigarro, Eu Por exemplo Fumo Todos os Dias Mais de 10 Cigarros, a Mais de 20 Anos e Nunca Senti diferença Nenhuma, claro Que Devido Ao tempo Possa Ter Me Acostumado, e Não Sentir as Consequências Diretamente, Mas Sei Que Tenho que Parar. Só Um Detalhe Já Fumei tanto Que todos Me conhecem Como GARAM.

Unknown disse...

Amigos boa noite. Sou medico cardiologista e como tal tenho condições de dizer com 100% de afirmação que o Gudan, não possui THC, isso é boato. Quanto ao seus malefícios a saúde, ele age como qualquer outro cigarro. Porem ai tem um detalhe, a politica de cultivo do fumo na indonésia não é severa, e portanto abre uma brecha para especulação, porem saben-se que os tabacos originarios do pais são os que possuem o maior % de nicotina, por isso que da uma sensação ao tabagista, de saciedade e conforto. Somente isso. Então fumar gudan ou ficar fumando free light da na mesma , a diferença sera apenas o tempo ... Por isso cigarro é cigarro, faz mal... Não fumo, mas garanto 1 hora de monóxido de carbono em um congestionamento equivale 10 cigarros... E agora? O que maus faz mal???

Bianca Dornelles disse...

Oi, o dono do site ainda ta vivo p responder minha pergunta? huehhue

Bianca Dornelles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho fumado o Gudang e me sinto realmente muito bem, diminui minha ansiedade mas, estou buscando outros meios para sanar essa questão. Embora eu viva no menor estado do Brasil (Sergipe), vivo na capital Aracaju e aqui temos algumas boas tabacarias. Duas delas tem a todo o vapor os Gudang de cravo e o de menta. Se quiserem tentar comprar por aqui posso passar o contato das tabacarias e voces tentam ver a possibilidade. aqui custa 18,00

Ruhan M.F disse...

Kkkkkkkkkkk sei que é muito antigo.. mais foi o melhor post kkkkkkkkkk.. meu brother um baseado bem verme, aquele green, experimenta que vc nunca mais vai querer
Fumar essas porcarias de cigarro, apesar do gudang ser o único que ainda salva um pouco!
!

Unknown disse...

Angel , vejo muita gente preocupada com o exame toxicológico , e , alguns amigos me dizem que complexo B ajuda a inibir a presença de tais substâncias no exame , não sei se é verídico mas funcionou em quem me repassou essa informação

Brenda Gomes disse...

Ola Simone.. Eu fumo gudang garam desde os 17 anos, vou fazer 21 e sim o filtro do gudam chega a ficar, como se tivesse radicado, marrom, e meio homogêneo. Enfim,o cigarro eh muito forte sim, não sei o q pensaram os fabricantes deste cigarro, q mais parece uma bomba de nicotina, em 1 cigarro, já temos uma dose satisfatória.

Unknown disse...

oi sou tiago alguém pode miajuda quero saber por que tusu tando quando fumo o gudang garam quasi toda tragada e uma tossida meu email e Thiago_augustojps@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

Oi sou thiago por que que sempre que do um trago no gudang garam senpre do uma prendidinho meu e-mail e thiago_augustojps@hotmail.com

Thiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago disse...

Por favor mi respondam por que quando do um tragada no gudang garam eu tusu e quando do um trago nele tb do uma prendidinha no trago cigarro comum não faz isso meu e-mail e thiago_augustojps@hotmail.com

Lincoln Alves disse...

Fumo Gudang desde os 15 hj tenho 17. apenas 2 anos, e já experimentei varios outros cigarros, e afirmo, nenhum é melhor q Gudang Garam.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oii. Eu moro em são josé - sc e encontro gudang facilmente... abraço

Unknown disse...

Estamos na mesma situação meu chapa.

Anônimo disse...

Kkkkk somos 2, pois nao consigo fumar outro.
Salve aqui de floripa!

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom eu fumo gudã a 2 anos mais agora depois de saber que ele é muito mais forte que o cigarro comum eu vou parar de vez! Até porque eu já estava pensando em parar e essa pesquisa me ajudou a pensar mais no assunto obrigado

Anônimo disse...

Muito provavelmente você tem alergia ao eugenol, inclusive isso foi citado na materia.

Anônimo disse...

Faça como eu, que fuma um cigarro em 4 etapas, vou apagando. Não tem lógica fumar um cigarro inteiro, pois ele é muito mais forte, sacia rápido e detona sua saúde se fumar como um cigarro comum. Fumo 2 por dia, to ótimo.

Unknown disse...

2018,eu conheci o gudang a 3 meses em cabo frio, custa 75 centavos o varejo e 9 o maço daquele de 12 unidades, tem um outro que e fino igual um black custa varejo 1 real e maço 25, eu gostei mais do de 75 centavos pq ele e maior e melhor que o outro, nao encontro na zona norte do rj infelizmente, mas vi que agora tem um gudang nacional e tem ate um site espero que chegue no mercado logo pq gundang e gudang.

Unknown disse...

cara, eu gostária de saber se essa informação sobre a não utilização de THC na confecção do Gudam confere.
pois eu tive que realizar um toxicológico, e, num período anterior de pouco mais de um mês eu fiz uso desse tipo de cigarro.
desde de já lhe agradeço
Meu email mayconglicerio2014@hotmail.com

Unknown disse...

Oi,eu adoro o gudang vermelho, e queria experimentar o verde. Ele é só de menta ou tem cravo também?

AnyeH disse...

Testei recentemente o novo gudang, o legalizado, achei que era uma falsificação de pior qualidade até saber que era o "legal" removeram boooa parte do cravo, o sabor doce e anestesico é quase imperveptível.. Estragaram um cigarro muito saboroso, uma pena! Ps. Continua sendo forte mas está bem mais dificil de terminar o cigarro pq ele ficou bem ruim e com um cheiro de tabaco que igualou aos cigarros normais.

Assessoria Dpvat disse...

Não pergunta isso não manoww !! Vai que a resposta é nunca mais !! Kkk. Vamos ter que conviver com isso o resto da vida !! Rsrs

Unknown disse...

Em biguaçu eh facil de achar

Unknown disse...

Fumo gudan desde 2011 comecei como uma brincadeira que fumava uma carteira por dia hoje fumo dois tres cigarros por dia só quando estou bebendo fumo mais tenho fé em deus que vo parar de vez

Unknown disse...

O gudang garam é o melhor que ja fumei, eu fumo so quando saio, a uns 2 anos já, não me viciei pois tenho total controle para fumar, só fumo quando sio em rolê com a galera, como eu não bebo por conta da direção eu fumo gudang, e como não sou fã de drogas ilícitas eu pedi pra um conhecido formado em química testar no laboratorio da empresa dele e ele disse que não contem nada de maconha do gudang, apenas um nível muito elevado de substancias tóxicas como a nicotina...

Unknown disse...

Mas quanto por cento de alcatrão e nicotina afinal?
Alguém sabe?

Gi disse...

Boa noite, encontrei na Cidade de Osasco em uma banca perto da estação de trem, está R$ 25,00.

Unknown disse...

Ótimo post. Muito obrigado pelo trabalho, pois é uma fonte esclarecedora. E tem as fontes o que torna mais firme ainda os dados.

Érica Motta disse...

Conheci o Gudam há 15 dias e gostei, mas fumo de vez em quando....
Aqui em Marilia sempre tem, por 25,00 . Se alguém precisar posso mandar por Sedex.

Unknown disse...

Então tem ou não maconha nesse cigarro?

dudu disse...

Gudang é sensacional, fumo um só por dia pq é 25 reais a carteira, realmente é um cigarro mais forte que os demais

Unknown disse...

😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Victor disse...

Realmente é bastante, eu fumo há cerca de 10 anos, mas sempre em ritmo de 3 a 5 cigarros por dia e algumas vezes acabo por fumar somente a metade.

Unknown disse...

Gosto de maconha mesmo nunka fumei gudan Troxa os maconheiros de merda que fuma gudan achando que é maconha

Unknown disse...

Ola onde vceis conaeguem ..pq naum consigo encontar em lugar nenhum

Celia disse...

alguém sabe a diferença entre este Gudan legalizado e o antigo? e por que não existe mais o de menta??

Unknown disse...

Não possui maconha!

Unknown disse...

Diferenca na composição de cravo Indonésia 50% nacional 40% cravo,
O legalizado está como o nome diz legal no Brasil, o contrabandeado seriam falsos e vencidos!

Unknown disse...

Gudang Garam realmente sem maconha! Apenas lenda

Unknown disse...

Vocês tá comendo coco pra fazer que gudang tem maconha...certeza que esse texto não foi feito por um maconheiro, e sim por um preconceituoso de merda!!!! Fé

Unknown disse...

Vc esquece que somos vizinhos de um país onde tudo se falsifica. Quem te garante que o cigarro que vc fuma é legítimo? Que não contém " outras " substâncias?

Unknown disse...

Eu fumo Gudang desde 1999. Já cheguei a fumar 2 carteiras por dia . Nunca vi nenhuma confirmação de ter maconha no cigarro . Até pq . O que seria 3% de maconha em um cigarro . Sobre fumar e maus que qualquer tipo de cigarro faz ou pode fumar . Isso vai de.pessoas por pessoa . Um ex. Minha sogra sempre teve alimentação saudável nunca bebeu nem fumou era enfermeira. Teve câncer de tireóide. E enfisema pulmonar . Meu pai fuma a 60 anos já fumou até 4 carteiras de cigarro por dia na época plaza e holyhood (acho q assim q escreve) . Fez esse ano um check-up e não tem nenhum problema de saúde . Ao mesmo tempo parente q nunca fumou e morreu por câncer de pulmão e que morreu de cirrose sem nunca ter bebido . Tem um caso de um cara que o médico mandou ele parar de fumar e ele parou q substituiu o cigarro a bala de hortelã e morreu por complicações por causa do uso excessivo de bala . Que o Gudang eh mais forte eh certo ..mais ainda eu mto menos perigoso que esses cigarros eletrônico e narguilé

Unknown disse...

Acha um dicionário, vai aprender a ler e escrever direito. Isso é mais importante do que fumar.

Unknown disse...

Eu sei onde vende na tabacaria dkn de Guarulhos centro

Unknown disse...

é sou eu ou alguém também sente ânsia de vômito só em sentir o cheiro do garam? Onde eh morava os cara fumava um beck e dps fumavam o garam pra chapar mais kkkk fiz isso e crlh tmnc, passei 4 minutos sem conseguir levantar kkkkkk

not disse...

Gudang não tem maconha, isso é mito. Mesmo porque o cigarro é fabricado na Indonésia, onde o tráfico de drogas dá condenação à pena de morte.

Douglas disse...

Meu amigo, use Vape. Ele é uma boa ferramenta para começar a parar de fumar gradativamente e faz muito menos mal que um cigarro... Va por mim, e seja feliz.

Unknown disse...

Amigos, estava procurando na internet onde comprar Gudan original (o que não vejo desde que começaram a fabricar no Brasil) e me deparei com este blog. Gostaria de dar minha contribuição nesta discussão. Sou massoterapeuta e tenho formação em práticas complementares em medicina tradicional chinesa. Fumo Gudan eventualmente a muitos anos, nem toda semana nem todo mês, mas sempre que tenho acesso curto esse prazer. A formação de câncer segundo medicinas alternativas envolvem uma série de fatores como por exemplo um corpo desidratado, organismo muito ácido devido uma alimentação inadequada, excesso de carnes e industrializados, açúcar, corantes, conservantes, etc. Dependendo como está seu organismo, acrescentar qualquer vício tóxico na sua vida é garantia de acertar nessa loteria. Tudo que não é natural poderá gerar um câncer e coisas naturais não orgânicas também estão carregadas de insumos agrícolas e pesticidas, enfim, estamos vulneráveis o tempo todo. Moderar, evitar ou eliminar os vícios aumenta suas chances de saúde mas não garante tudo.
O comentário no blog de 2019 é de pura desinformação. Os Vapes ou cigarros eletrônicos são fornecidos no Reino Unido pelo sistema de saúde para as pessoas deixarem de fumar. Estudos comprovam restituição das propriedades pulmonares com o uso do Vape. A nicotina somente, não causa câncer, é uma droga como outra qualquer, está presente em muitos vegetais como berinjela, batata, pimentões e tomate. O que dá câncer é todo o resto que tem no cigarro. As notícias divulgadas meses atrás sobre a morte por uso de Vapes provavelmente foram incentivadas pelas indústrias farmacêuticas devido as reuniões da ANVISA no Brasil para a liberação desse produto, o que não ocorreu. As mortes ocorridas estão restritas ao uso de Vapes de óleo com canábis nos EUA causando pneumonias não virais. Os Vapes existem a cerca de dez anos e os estudos estão muito iniciais quanto aos seus malefícios. O interessante é que as pessoas só morreram com Vapes no ano de 2019 e nunca mais se falou nisso. Curioso né!
Portanto, tudo que você gosta, precisa ter sabedoria para ser consumido. Você que gosta de doces, carnes, pinga, cerveja, vapes, Gudan Garang ou mesmo um baseado de vez em quando... tenha juízo e seja inteligente e tenha muita moderação. Grande abraço e desculpe o textão!

Unknown disse...

Obrigado por esclarecer

Tina disse...

Poie algo nesse gudam tem depois de 42 anos sem fuma um dia uma amiga me ofereceu gudam ,ai fumei e nao consegui par mais pode ate fazer mal mais aue bom e eta gudansinho bom

Anônimo disse...

Eu li agora pouco na Net, que devido ao óleo do cravo, presente no cigarro, ele atua como um anestésico, por isso do efeito!

Unknown disse...

Vc fez o exame toxicologico para dar tanta certeza ?

Unknown disse...

Por favor me diz se deu alguma coisa no teu toxicologico

Unknown disse...

Se alguem fumou e fez o toxicologico apos fumar mim diz oq deu por favor
Meu gmail:queirozneto590@gmail.com

Unknown disse...

Vc fumou e fez o toxicologico para dar certeza ? Me tira essa duvida

Marta disse...

É isso aí 👍👍👍

Unknown disse...

Gratidão pelo conhecimento transmitido!!! Fumo ha 7 anos, ainda consigo controlar, mas se vejo algue fumando na minha frente acabo indo na "onda".
Essa semana to conseguindo controlar mais, sobre o fato de envelhecimento precoce ninguém comentou aqui. Será q eh verdade ou manipulação da indústria tbm?
Sei q o gudang no início ele eh doce, e depois fica o amargo do alcatrão. Ai comecei a pesquisar sobre, resumindo, agora fumo só três tragadas.
Melasma parece que aumenta por causa do uso :/

Unknown disse...

Olá
Fiz o uso deste cigarro varios dias consecutivos em grande quantidade um mês antes de fazer um toxicológico para a policia. Fiquei preocupado com esses mitos, mas o resultado deu negativo. Isso prova q nao ha maconha neste cigarro ou,pelo menos, nao em quantidade suficiente para aparecer num teste.