segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Coca + Mentos + Luftal

Essa postagem vai para o meu amigo Bernardo Deza, que me mandou esse video pedindo uma explicação.



Ele mostra umas crianças fazendo a experiência da Coca + Mentos que foi postada nesse blog há um tempo atrás.

Para destacar uma explicaçao plausível vamos ver o que foi postado

Em agosto de 2008 foi publicada uma matéria para o site da sbq-rio que explica esse fenômeno de uma força bem acessível.

"O efeito não se deve diretamente ao tipo da bala Mentos (frutal ou mentolada), nem tão pouco a cafeína do refrigerante ou ao pH do meio, como em princípio foi suposto. O fenômeno é devido à presença da goma arábica presente na bala Mentos. Este surfactante, presente na camada externa da bala, diminui a tensão superficial do meio acarretando a liberação rápida do CO2 da garrafa. A saída rápida de gás resulta num jorro forte e contínuo. Esse efeito é potencializado pelo aspartame e pelo benzoato de potássio, presentes no refrigerante, que contribuem para diminuir a tensão superficial do meio facilitando a formação de bolhas."


surfactante-é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido.


Os fabricantes de Luftal informam em sua bula.

LUFTAL - AÇÃO

LUFTAL- atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento as bolhas que retêm os gases. Uma vez livres os gases são facilmente eliminados por eructações ou flatos.


Apenas com essas informações chegamos a uns dados

Pela bula- sobre o luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento as bolhas que retêm os gases.


Pelo artigo- sobre o Mentos diminui a tensão superficial do meio acarretando a liberação rápida do CO2 da garrafa. A saída rápida de gás resulta num jorro forte e contínuo. Esse efeito é potencializado pelo aspartame e pelo benzoato de potássio, presentes no refrigerante, que contribuem para diminuir a tensão superficial do meio facilitando a formação de bolhas.


Os dois Diminuem a tensão superficial do gás deixando bolhas livres

só que há um tempo entre os garotos colocarem o luftal e o mentos

Se ambos irão diminuir a tensao superficial, podemos pensar que o luftal libera os gases muito rápidamente, assim o mentos, diminuirá mais a tensao superficial, mas nao conseguirá ter o efeito obtido na primeira parte do vídeo, ja que a tensao superficial inicial é diferente.

Otimas teorias sao formuladas sobre esse efeito, e é tolice acreditar que só porque foi publicada uma teoria é verdade absoluta (Não há verdades absolutas)

Essa é uma hipótese dada por um simples aluno da graduaçao que gosta de ciencia, mas gostaria de que confrontassem com muitas outras hipoteses para conseguirmos chegar a um ponto mais próximo do que realmente está acontecendo.

abraços a todos

Um comentário:

Darvin disse...

e na hipotese de o video ser armado ninguem pensou?? o liquido nem se mexe qd as balas caem nele.. precisa de um blog de fisica agora pra explicar isso.. hahaha

100% fake.