sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A química e Hitchcock....


Essa é a minha homenagem aos 110 anos do nascimento do homem que foi considerado o "mestre do suspense".

No seu filme "The birds", Os pássaros, de 1963:

Sinopse

Uma jovem da cidade de São Francisco vai até Bodega Bay, uma pequena cidade isolada da Califórnia, atrás de um potencial namorado. Lá, de repente, começam a acontecer fatos estranhos: pássaros de todas as espécies começam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados.

Mas o que poucos sabem é que o ato de migrar dos pássaros também tem um fundamento químico.


"Bússola" química orienta pássaros em migração

da Folha Online

Cientistas alemães e norte-americanos descobriram que reações químicas, influenciadas pelo campo magnético da Terra, dentro do corpo de pássaros migratórios, indica a estes animais a direção a seguir em longas viagens.

De acordo com artigo publicado na edição desta quinta-feira da revista britânica "Nature", a química dos pássaros é sensível até mesmo à rápida flutuação de campos magnéticos artificiais.

Há muito já se sabe que os pássaros possuem um compasso magnético que ajuda a encontrar a direção correta durante os vôos migratórios. Mas, até então, os meios com os quais os pássaros detectavam a direção do campo magnético da Terra permanecia um mistério.

Esta pesquisa foi a primeira a revelar os mecanismos que sustentam a magneto-recepção --habilidade de determinar flutuações em campos magnéticos-- em pássaros migratórios.

Metodologia

Para chegar à conclusão, a equipe de Thorsten Ritz, da Universidade da Califórnia, em Irvine, e seus colegas da Universidade J. W. Goethe, expuseram 12 pintarroxos a oscilações de campos magnéticos artificiais e monitoraram a orientação escolhida por estes pássaros.

Os pintarroxos podiam caminhar e flutuar dentro de suas gaiolas, mas não podiam voar. Quando uma freqüência de 7 MHz era aplicada a um ângulo de 24 ou 48 graus em relação ao campo magnético da Terra, os animais ficavam desorientados.

Mas, quando a mesma banda de freqüência era alinhada paralelamente ao campo magnético terrestre, os pássaros demonstravam a orientação de migração novamente.

"O estudo sugere que o mecanismo de orientação magnética destes pássaros envolve pequenas mudanças em reações químicas sensíveis a campos magnéticos que, possivelmente, ocorrem nos olhos --embora ainda não tenhamos certeza sobre este ponto", disse Ritz.


retirado de: http://www.bicudario.com.br/noticia053.htm


Bem, o que fazia os pássaros atacarem os humanos eu não sei... mas será que tambem era algo químico?

Será que a Senhorita Daniels, estava usando um perfume que atraia os pássaros?

acho que nao... mas para aqueles que nao viram o filme

abaixo está o link para fazer o download:


http://rapidshare.com/files/101189127/Os_passaros_1963_legendado.part1.rar

http://rapidshare.com/files/101198510/Os_passaros_1963_legendado.part2.rar

http://rapidshare.com/files/101247965/Os_passaros_1963_legendado.part3.rar

http://rapidshare.com/files/101258200/Os_passaros_1963_legendado.part4.rar

http://rapidshare.com/files/101259058/Os_passaros_1963_legendado.part5.rar

É só baixar e extrair a primeira parte que as outras irão ser extraidas.

outros filmes de suspense em:

http://cinemaparadisonaweb-suspense.blogspot.com/

Um comentário:

Soraia Oliveira disse...

Oi, Roberto:

Bom dia! Muito obrigada pelo seu comentário no blog Aprender química. Muito bom saber que alguém da área de educação em química aprovou o trabalho.
Olha me pediu o banner mas como eu posso te enviar? Um abraço
Soraia