sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Trabalhos 2011-2012

Olá, como podem perceber já faz um bom tempo que não escrevo no blog. Vou utilizá-lo para divulgar o material que tenho escrito para congressos e revistas. Atualmente faço mestrado no CEFET-RJ em Ensino de Ciências sob a orientação da Prof Glória Queiroz.
Acredito que a escrita seja a nossa marca na história, dessa forma busquei organizar os arquivos em ordem cronológica de congressos, porém não foram escritos necessariamente nessa ordem. (Ex: os arquivos do Eneciências foram escritos antes do ENEC, mas o ENEC foi antes do Eneciências)... Muitas coisas escritas são repensadas e reescritas posteriormente em artigos mais maduros. Não tenho medo de mudar de ideia -o texto é temporal e datado, por isso. Fica aqui um pouco do que venho fazendo!
Espero que os contribuam de alguma forma.
Um abraço,
Roberto Dalmo

Os links estarão disponibilizados de acordo com a data dos eventos e não com a data de escrita.


VIII ENPEC (2011)

Link para o trabalho Uma introdução à História e Filosofia das Ciências no Ensino  Fundamental: reflexões sobre uma prática pedagógica. - Relato de uma prática no ensino fundamental.

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0842-1.pdf

Link para o trabalho "Discutindo a Natureza da Ciência no Ensino de Física a partir de um Vídeo Debate: uma Prática na Formação Inicial de Professores". - Trabalho feito já no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física.

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R1169-1.pdf

III ENECIÊNCIAS (2012)

Link para o trabalho "Radioatividade e Sociedade: A utilização de um cine debate como ferramenta pedagógica para a formação do cidadão". - Trabalho completo baseado na minha monografia de final de curso. (Química UFF)

http://www.ensinosaudeambiente.com.br/eneciencias/anaisiiieneciencias/trabalhos/T209.pdf

Link para o trabalho "História da Química e a Experimentação: Reflexões de uma prática". - Trabalho completo baseado em minha prática durante o período de monitoria em Epistemologia e História da Química (UFF)

http://www.ensinosaudeambiente.com.br/eneciencias/anaisiiieneciencias/trabalhos/T49.pdf

XVI ENEQ (2012)

Possibilidades de abordagem CTS no Ensino Fundamental a partir da poesia "Ode Triunfal" de Fernando Pessoa -http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/Upload/42603.pdf

Revista Alexandria (UFSC 2012)

Link para texto "Poeta futurista e Engenheiro Naval?" - Texto sobre o poema Ode Triunfal e sua possibilidade de utilização em sala de aula

http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2012/09/literatura5.2.pdf

Revista Fio da Ação (UniRio 2012)

Trabalho "A educação Inclusiva e a Escola de Inclusão: (In) Formando para Continuamente Formar". - Impresso (não possui link).

Seminário CTS - Madrid 2012

Link para trabalho "Projeto Ciência e Arte em uma Abordagem CTS – O lixo extraordinário"  - Texto sobre uma prática em 2011 com o 1º ano do Ensino Médio que utilizou a obra de Vik Muniz.


Link para trabalho "Projeto CTS Modernismo - Ciência e Arte" - Texto sobre o projeto feito no ano de 2012 no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física UERJ

http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/I7textocompleto.pdf

Link para trabalho "Projeto CTS Modernismo - Ciência e Arte" - Texto sobre o projeto feito no ano de 2012 no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física UERJ
http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/A1textocompleto.pdf

Por enquanto é isso... vem mais por ai! =D

Um comentário:

disse...

)))((((((
(·)...(·)
...U...
[____]