segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sal a gosto...


A questão histórica

Qual a importância do sal? Esse que está presente na água do mar, e também na nossa cozinha. O sal (NaCl) contribuiu de maneira significativa para nossa história. Os Gregos e Romanos utilizavam o sal como moeda de troca para suas compras e vendas. Daí surgiu a palavra salário, que deriva de sal. Foi também considerado um artigo de luxo, e só os mais ricos tinham acesso a ele. No período das grandes navegações o sal era utilizado para conservar alimentos, como carne. Essa técnica, chamada salmoura, uma mistura de água e sal em grande quantidade, pode ser observada nos supermercados, peixarias e até mesmo no churrasco de domingo.
Bom, o sal só pode ser retirado da água do mar? A resposta é não! Existem dos tipos de sal:

O sal marinho, extraído a partir da evaporação da água do mar.

Não se engane achando que no mar temos apenas NaCl. Temos outros sais como MgCl¬2 e CaCl2, de forma que o NaCl representa somente dois terços dos sais existentes na água do mar. Depois da evaporação é necessário um processo de separação.

O sal mineral, extraído da sal-gema, ou halita, nome do mineral do qual é extraído o sal do solo.

A halita é um deposito de NaCl acumulada durante séculos em regiões de antigos oceanos. É muito comum ser encontrada em regiões próximas da superfície da terra.

O sal, esta constantemente presente em nossa alimentação, foi dessa forma que o ministério da saúde tentou combater o Bócio e outras doenças, mas para falarmos dessa doença vamos entrar primeiramente nos DDI´s.

O que são DDI?

DDI são os chamados distúrbios por deficiência de iodo.

A glândula tireóide é responsável pala produção de alguns hormônios. E o iodo é necessário para o bom funcionamento dessa glândula. Assim, sua deficiência é a uma das causas de danos cerebrais, e retardos mentais existentes, ela também traz graves conseqüências às crianças como: apatia, baixa estatura, prejuízos na capacidade motora, fala, audição, e atraso no desenvolvimento cerebral. o Bócio, também conhecido como papo, é o aumento do volume da tireóide, e também é causado pela deficiência de iodo. Em mulheres grávidas essa deficiência poderá causar retardo mental no bebê, chamado de cretinismo.

O que o ministério da saúde fez?

Desde 1953, ele fez como obrigatória a iodação do sal de cozinha no Brasil. Assim, o programa de combate aos distúrbios de iodo no Brasil foi uma das ações mais bem sucedidas no combate a distúrbios de micronutrientes, sendo elogiado pelos órgãos internacionais de saúde.

fontes:

http://nutricao.saude.gov.br/iodo.php

Livro: Os botões de Napoleão

Um comentário:

Bruna Collins disse...

parabens pelo grande blog, me ajudou muito mesmo.....OBRIGADO de coração.