sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A química das tatuagens


1- Origem histórica



A tatuagem existe há mais de 3500 anos e sempre foi considerada uma forma de comunicação e expressão do corpo. Antes, presente nas aldeias, as tatuagens representavam momentos da vida como nascimento, reprodução, puberdade, o fato de tornarem-se guerreiros, entre outros.
Na era moderna, a tatuagem virou símbolo de marginalidade, com as famosas tatuagens de presidiários, que mostravam o crime cometido. Mas de uns tempos pra cá, ela foi se popularizando, não é mais símbolo dos bandidos, os desenhos ficaram mais bem feitos com cores e traços finos e bem delineados.

2- Alguns tipos de tatuagem


Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.
Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
Tribal: desenhos em preto ou colorido com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.
Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.
Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.

3- Mas o que isso tem a ver com química?


As tatuagens de henna, de cor marrom ferrugem, é feita a partir de uma planta existente na índia e em países do oriente médio (Henna lawsonia inermis). e os desenhos são feitos colocando o material sobre a superfície da pele. Já as tatuagens definitivas são feitas através da inserção de uma agulha com um determinado pigmento. E é nesse pigmento que nós podemos observar a química. Como foi dito, as tatuagens evoluíram saindo do aspecto de “tatuagem de marinheiro” para verdadeiras obras de arte, com muitos detalhes e muitas cores.
As cores presentes nas tatuagens são provenientes de alguns produtos químicos. São sais de alguns elementos de transição. Da mesma forma que eles são utilizados para dar cores a vidros, também são para colorir as tatuagens.

Pigmento Cor

Sais de cádmio .............................. Amarelo ou vermelho
Sais de crômio .................................... Verde
Sais de ferro ....................... Castanho, rosa e amarelo
Sais de cobalto .......................................... Azul
Sulfeto de Mercúrio ...................................... Preto
Carbono (carvão) ................................. Preto
Óxido de Titânio ................................ Branco

4- Saúde


Como foi mostrada a utilização de alguns metais, na pigmentação das tatuagens, também deve ser abordado o tema saúde.
A intoxicação por metais pesados ocorre quando eles são absorvidos pelo corpo humano e passam a substituir alguns metais necessários para nossas funções biológicas. É importante lembrar que a intoxicação se dá pela ingestão, ao longo da vida. Bem é isso mesmo, ao longo dá vida. Os metais pesados se depositam nos tecidos ósseos e gordurosos, não sendo eliminados com o passar do tempo.

4.1 Alguns metais e alguns efeitos

Alumínio- Anemia por deficiência de ferro; intoxicação crônica.
Cádmio- Câncer de pulmões e próstata; lesão nos rins.
Chumbo- Saturnismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral).
Mercúrio- Intoxicação do sistema nervoso central.
Cobalto- Fibrose pulmonar (endurecimento do pulmão) que pode levar à morte.
Cromo- Asma (bronquite); câncer.


5- Conclusão


A cada dia, temos técnicas mais aperfeiçoadas para a composição das tatuagens e imagens mais trabalhadas e coloridas. Todas as cores utilizadas são provenientes dos metais de transição, chamados metais pesados. Porém, apesar das concentrações dos metais pesados existentes serem muito baixas, não causando danos imediatos à saúde, é bom lembrar que os metais se acumulam ao longo da vida.

5 comentários:

Unknown disse...

O artigo fico bem explicativo e didático fico legal pra todos aprenderem um pouco mais desse assunto que preocupa os pais e os filhos não estão nem aí para os malefícios que pode causar esse post ta dizendo e informando muito bem tudo o que se precisa saber
Parabéns Roberto!!!!!!!!

Unknown disse...

Tatuagens que possuem somente a cor preta, são teoricamente compostas apenas por carbono. Qual é o mau que esse elemento pode causar para a saúde através de uma tatuagem?

Química Ensinada disse...

Parabéns pela matéria!!www.quimicaensinada.blogspot.com

Obrigado.

100%gato disse...

miuto bom mia judou muito.felipe lacerda

Dani Decoradas disse...

Muito interessante o artigo, gostei muito.
Estou procurando saber mais a respeito até pq quero fazer uma tatuagem no antebraço, mesmo nao tendo decidido o desenho.
Informações são sempre bem vindas até pra saber o que fazer antes e depois de fazer a tatuagem.
Gostei de um outro artigo que li, nessa página sobre tatuagem no antebraco e de alguns desenhos também.