tag:blogger.com,1999:blog-7353998304459545907.post3726952938450914370..comments2023-11-03T02:32:10.278-07:00Comments on Educação Química: QUANDO A DEMOCRACIA MOSTRA-SE “ANTIDEMOCRÁTICA”Anonymoushttp://www.blogger.com/profile/02391460532985746563noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-7353998304459545907.post-91551672835165770422011-10-27T22:54:36.597-07:002011-10-27T22:54:36.597-07:00Atuo na área de TI e noto o mesmo problema reclama...Atuo na área de TI e noto o mesmo problema reclamado por ti neste texto. Muita preocupação com conteúdo e sem foco na capacidade de pensar. Os atuais gestores de TI eram formandos no início da década passada. E lá as faculdades (não que isso tenha mudado muito, mas...) não ensinavam conceitos e metodologias. Ensinavam "aquilo que o mercado pedia". Logo não havia disciplinas de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados. Havia disciplina (se é que se pode chamar assim) de MS-SQL Server. Não havia matérias de Sistemas Operacionais. Havia matéria de Windows NT. Pois bem. A evolução na tecnologia naturalmente veio. Com ela novas metodologias, sistemas, produtos e softwares, mais inovadores, seguros, acessíveis, baratos e livres. Mas os gestores, formados em produtos, não em conceitos, recusaram todos por medo do diferente, do desafiador. O resultado é que ficamos muito atrasados e deixamos de produzir qualidade com nosso próprio conhecimento. Compramos inteligência importada. Só agora temos claros sinais de mudança (como o protocolo do Governo Federal em utilizar tecnologias livres de origem e inteligência nacional). Espero que este esforço, ainda que tardio, ocorra também no meio acadêmico. A idéia de uma ciência tropical proposta por Nicolelis muito me agrada. Quem sabe isso deixe de ser um sonho! Grande abraço e parabéns pelo texto.Edwi Feitozahttps://www.blogger.com/profile/03683581286260861843noreply@blogger.com