domingo, 19 de outubro de 2008
O segredo das donas de casa...
Agora não é preciso usar sal, açúcar, leite ou qualquer outra receita da vovó para tentar retirar manchas difíceis como vinho tinto, café, gema de ovo, refrigerante, entre outras. Temos a química sendo, cada vez mais, útil para as donas de casa e empregadas.
Químicos a cada momento pensam em inovações. Uma delas foi o alvejante sem cloro, que solucionou o grande dilema da dona de casa “será que se eu colocar essa camisa na água sanitária ela vai desbotar?”. Quem nunca ouviu a mãe ou a avó falando isso?
Como conseqüência, a criação de alvejantes sem cloro cresce no mercado cada vez mais. Também, que dona de casa vai querer correr o risco de estragar sua roupa com a água sanitária (hipoclorito de sódio) se nós temos no mercado o fantástico Vanish poder O2 com sua fórmula fatal às manchas?
O Vanish poder O2 é um produto químico muito “simples” que apresenta em sua composição a água oxigenada. Sim, o peróxido de hidrogênio, um produto utilizado como desinfetante, esterilizante e um dos melhores produtos pra clareamento dos dentes e cabelos. Essa substância tem a vantagem de não estragar as blusas coloridas. Ele ataca diretas as manchas, removendo-as sem causar danos ao tecido.
Mas como ele faz isso?
São suas propriedades oxidantes que são aproveitadas para branquear substâncias como cabelo, marfim, plumas, dentes, pois através de catálise o peróxido de oxigênio pode ser convertido em hidroxila (OH-) com reatividade apenas inferior ao flúor. Decomposto ele resulta em oxigênio e água. É pela presença do oxigênio é que vemos borbulhas. Essa decomposição é resultado da sua instabilidade. Em geral, peróxidos são muito reativos e também muito instáveis. A maior estabilidade da água oxigenada é quando ela está em meio ácido, mas, para fazer o alvejamento, ela é colocada em meio básico, com o pH em torno de 10-11.
Também não é “vamos jogar base e deixar rolar!”. Nos produtos com o peróxido de hidrogênio temos substâncias estabilizadoras que regulam a sua decomposição. O estabilizador fará com que o peróxido produza a maior parte de oxigênio atômico, que é excelente como alvejante e fará com que a velocidade da decomposição não seja alta.
Os compostos de peróxido não estão retirando a mancha, eles apenas as oxidam e elas ficam invisíveis. O resultado é muito bom!
Tomem cuidado, pois, mesmo o peróxido de hidrogênio não sendo inflamável, o mais simples contato dele com um combustível pode gerar um incêndio mesmo sem a presença de fontes de ignição. Em altas concentrações o peróxido reage com Cu, Co, Mg, Fe e Pb, entre outros.
Abrindo um parêntese: o fogo é formado por combustível, por exemplo, um composto orgânico; calor; e comburente que é o gás oxigênio. Se aumentarmos muito a quantidade de oxigênio poderá ter combustões espontâneas, uma vez que o oxigênio atômico é mais reativo do que o molecular, isso se dá pelo fato dele ser um radical livre.
Observação: esses riscos se referem à substância concentrada.
Digam-me: à temperatura ambiente a água oxigenada está em que estado físico? Bem, a resposta com certeza é "líquida". Mas como é que eles fazem, então, o Vanish sólido?
O Vanish sólido é outro composto que vai funcionar como a água oxigenada, retirando as manchas sem atacar o tecido. É composto pelo Percarbonato de sódio, que ajuda a dissolver as manchas difíceis antes da lavagem. Por ser sólido e eficaz, o Percarbonato de sódio além de ser usado nos produtos para remoção de manchas, passou a ser conhecido como “Peróxido de hidrogênio sólido”. Ele se decompõe gerando água, oxigênio e carbonato de sódio. Esse composto não possui somente a função do Peróxido de hidrogênio. Ele apresenta também a propriedade de se decompor em baixas temperaturas, gerando oxigênio e retirando diretamente as manchas. Ao se decompor, mesmo aumentando o pH da água, o Percarbonato de sódio não é nocivo ao meio ambiente.
Cada dia que passa, os químicos desenvolvem mais e mais produtos para limpeza, formas de tirar manchas, limpar fogão, azulejo, entre outros, que fazem a vida da dona de casa ficar muito mais simples. Infelizmente, nem sempre podemos unir qualidade ao um baixo preço, e isso faz com que essas inovações no mercado fiquem restritas às classes média e alta. Mas a maioria das empresas realiza pesquisas sobre as necessidades da população, tornando assim cada vez mais acessíveis os seus produtos.
Postado por Roberto Dalmo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
parabens mlk muito bom , um abração.....
Luiz Eduardo(Dudu)
Só esqueceu de avisar q o peróxido de hidrogênio eh cancerígeno, exatamente pela produção de radicais livres de oxigênio atômico.
De resto, parabéns pelo trabalho ;)
Por favor, preciso saber qual a fórmula química do Vanish para uma atividade de Química.
como o corpo faz para produzir peroxido de hidrogenio e como estimular esse comportamento?
Muito Bom O experimento.
Abçs
Stela Marys
Muito bom seu texto!Citei no blog agenda de casa. http://www.roarchela.com/2012/07/receitas-antigas-tiram-manchas-atuais-o.html
Usei Vanish wm uma jaqueta de algodao branco e deixei no sol, ela ficou toda manchada de amarelo. Sabe se existe alguma coisa que tire essas manchas, pode me ajudar?
Olá acho q posso te ajudar...
Use o vanesh (peróxido de hidrogênio) coloque água q cubra a roupa em um balde coloque uns 70 ml do vanesh e depois uma tampa desta de refrigerante de cloro q vai ficar branco denovo!!!
Use em uma toalha q estava MT encardida e deu certo.
Poderia bota aqui a formula do sabao ariel por favor
Ouca nossa web radio desertofm pelo link.mixlr.com/web-radio-desertofm
Parabéns, muito bem explicado o seu texto!!
As enzimas de seu corpo geram peróxido de hidrogênio. Então boa sorte com o hipoclorito. ;)
Simplesmente amei ler
Mto interessante
O Brasil precisa mais de química!
Sério??? Onde posso pesquisar?
Não sabia que O peróxido de hidrogênio é cancerígeno!!!!
Parabens amigão!!! Um detalhe a formulação depois de pronta apresenta Ph medio de 5 a 6, eu subo ele então para 10??? Posso usar Soda??? Se poder me mande email romanofarmaceutico@gmail.com obrigado
Postar um comentário